CCM - 3° Ano do EM - Present Continuous

Explanation

Forma afirmativa

A forma afirmativa do Present Continuous é construída com o verbo "to be" no presente seguido do verbo principal no gerúndio (-ing). A estrutura básica é a seguinte:

Sujeito + to be (am/is/are) + verbo principal no gerúndio (-ing)

Exemplo:

  • I am studying for my exam. (Eu estou estudando para meu exame.)
  • She is watching TV. (Ela está assistindo TV.)
  • They are playing soccer. (Eles estão jogando futebol.)

Forma negativa

A forma negativa do Present Continuous é construída adicionando "not" após o verbo "to be" no presente. A estrutura básica é a seguinte:

Sujeito + to be (am/is/are) + not + verbo principal no gerúndio (-ing)

Exemplo:

  • I am not studying for my exam. (Eu não estou estudando para meu exame.)
  • She is not watching TV. (Ela não está assistindo TV.)
  • They are not playing soccer. (Eles não estão jogando futebol.)

Forma interrogativa

A forma interrogativa do Present Continuous é construída invertendo a posição do sujeito e do verbo "to be" no presente. A estrutura básica é a seguinte:

To be (am/is/are) + sujeito + verbo principal no gerúndio (-ing)?

Exemplo:

  • Am I studying for my exam? (Eu estou estudando para meu exame?)
  • Is she watching TV? (Ela está assistindo TV?)
  • Are they playing soccer? (Eles estão jogando futebol?)

Uso do Present Continuous

O Present Continuous é usado para expressar uma ação que está em andamento no momento presente, ou uma ação temporária que está ocorrendo no momento, mas pode não continuar no futuro. Abaixo estão dois exemplos de cada uso:

Ação em andamento no momento presente:

  • She is typing a report. (Ela está digitando um relatório.)
  • They are talking about their plans for the weekend. (Eles estão conversando sobre seus planos para o final de semana.)

Ação temporária:

  • He is living with his friends until he finds a new apartment. (Ele está morando com seus amigos até encontrar um novo apartamento.)
  • We are staying in this hotel until our new house is ready. (Nós estamos ficando neste hotel até que nossa nova casa esteja pronta.)

Futuro próximo planejado

Embora o Present Continuous seja principalmente usado para indicar ações em andamento no momento presente, ele também pode ser usado para indicar ações planejadas que ocorrerão no futuro próximo. Nesse caso, o Present Continuous é usado para descrever um evento futuro que foi planejado ou agendado com antecedência, e que está confirmado ou muito provável de ocorrer.

Aqui estão alguns exemplos de como usar o Present Continuous para indicar eventos futuros:

  • I am having dinner with my friends tomorrow night. (Eu vou jantar com meus amigos amanhã à noite.)
  • They are traveling to Europe next week. (Eles vão viajar para a Europa na próxima semana.)



Exercises

1. Complete as frases com a forma correta do Present Continuous: 

a) She _________ (study) for her exam. 
b) They _________ (watch) a movie right now. 
c) He _________ (play) video games at the moment.


2. Escreva frases afirmativas, negativas e interrogativas usando o Present Continuous: 
a) I / read / a book 
b) She / not study / for her exam 
c) They / watch / TV

3. Escreva frases usando o Present Continuous para indicar eventos futuros: 

a) I / have / lunch with my friend / tomorrow. 

b) We / travel / to Japan / next month. 

c) She / start / her new job / on Monday.


Comentários

Postagens mais visitadas